Catimbau, um patrimônio natural de Pernambuco

15 11 2008

Por Carol Silva

Toda estréia que se preze tem que ser especial, e o NOMADE estreou esse final de semana em grande estilo: levou Venture Bikers ao Parque Nacional do Catimbau. O parque foi criado em dezembro de 2002, através do decreto 913/12 com 62.300 hectares, sendo o segundo no estado de PE – o primeiro é o de Fernando de Noronha. O Parque preserva uma das últimas áreas de caatinga e é considerado Área de Extrema Importância Biológica, apresenta também muitas pinturas rupestres. Catimbau é considerado o segundo maior parque arqueológico do Brasil, perdendo em área somente para a Serra da Capivara, no Piauí.

CvNA 15112008 001

A programação inicial era de sairmos na sexta-feira à noite, mas por conta de compromissos de trabalho de um dos participantes, adiamos para o sábado bem cedo – 5h. A viagem até Buíque, uma das cidades que abriga o Parque Nacional do Catimbau, foi um indicativo do que seria o final de semana: Muita alegria, integração, brincadeiras e saudades de todos os amigos que não puderam compartilhar da viagem e que foram lembrados sempre.

CvNA 15112008 002

Pegamos a BR 232 e fomos observando tudo, encontramos até um castelo em Pesqueira! Claro que tivemos que entrar para olhar de perto. Nesse momento, não esquecemos dos amigos que não puderam nos acompanhar e certamente adorariam ver toda a excentricidade da construção. Seguimos a viagem e registramos a entrada de várias cidades, com suas principais atrações: Belo Jardim e a praça com os cantadores, Sanharó, com o ordenhador e a abelha e Pesqueira, com seus tradicionais doces.

CvNA 15112008 005

Já na chegada a Buíque avistamos algumas formações rochosas, que fazem parte da paisagem. Ao longe identificamos o Morro do Chapéu, o Morro do Elefante, e a Serra que dá nome ao parque. Fomos direto ao Hotel, nos acomodar e arrumar para começar a trilha, e nossa amiga Marlene – esposa de Eli, se encarregou de ficar no apoio, nos acompanhando de carro. Seguimos para a Vila Catimbau e de lá para o Paraíso Selvagem, local onde são encontradas fontes naturais, cavernas e formações sedimentares exóticas. Deixamos Marlene com o Irandir – filho do Índio Jurandir – proprietário do Paraíso Selvagem, que nos serviria de guia e começamos a pedalada.

CvNA 15112008 003

Meio-dia em ponto, sol a pino e nós pegamos a estada que dá acesso ao Canyon Serra Branca, uma ligeira subida de 9 km. Sombra era coisa rara, água já fervendo. Mas quando chegamos ao canyon, cada gota de suor valeu… a imagem não pode ser descrita em palavras, é uma coisa linda. Tiramos muitas, muitas fotos, brincamos com o eco e voltamos às bikes.

CvNA 15112008 004

Retornando à trilha chegamos ao atelier do Zé Bezerra, artesão que trabalha com madeira, fazendo esculturas típicas do lugar. Marlene nos aguardava lá e depois de descansarmos um pouco, seguimos de carro até algumas formações rochosas que ficam próximas. Tiramos muitas mais fotos, ao entardecer e com jogo de luz maravilhoso.

CvNA 15112008 008

Após esse deslumbre, passamos no atelier de Luis de Benício outro artesão da área e retornamos ao Paraíso Selvagem, onde havíamos combinado um almoço – detalhe, eram 17h. Apesar da refeição feita, o exercício do dia ainda deixou espaço para uma pizza e após um merecido banho, lá fomos nós para a Pizzaria Tropical, a 2 km de Buíque. Sinceramente, não tinha mais fome nesse momento, mas foi a melhor pizza que já comi. Recife está perdendo muito. Voltamos ao hotel e cama! Ninguém tinha mais pique para nada e o domingo nos reservava um trekking.

CvNA 15112008 010

Após o café da manhã, voltamos a Vila Catimbau e pegamos o guia João, para nos acompanhar no trekking através da Serra do Catimbau. Os meninos já conheciam o terreno, pois quando foram fazer a exploração inicial, fizeram a loucura de subir a serra de bike, isso mesmo, de bike. A cada subida ficava mais difícil de acreditar que eles haviam feito todo trajeto com as magrelas – claro, em vários momentos carregando-as, mas ainda assim, pedalando em muitos trechos. Depois que vimos as descidas é que concluímos que temos um guia-herói em nosso grupo.

CvNA 15112008 011

O trekking foi outro deslumbre de paisagens. Para todo lado que nos virávamos havia uma formação interessante, uma descoberta para nossos olhos. Vimos uma gruta, que segundo João – nosso guia, foi escavada pelo Rei, que disse ter recebido em sonho a indicação para cavar o local, pois encontraria ouro. Outras cavernas também foram escavadas por ele, ninguém sabe dizer com certeza se encontrou o ouro, mas é certo que conseguiu construir um bom patrimônio. Iniciamos o trekking pelo lado da serra que fica antes da Vila Catimbau e atravessamos cerca de 8km da serra, descendo dentro da área do Paraíso Selvagem.

CvNA 15112008 012

Ainda tivemos uma aula de biologia extra, visto que nossa amiga Marlene colheu um pendão de bromélia, já seco, para levar, ficamos entãos sabendo que é proibido, já que o parque é uma reserva do IBAMA e além disso, no talo do pendão seco, se abrigam abelhas – mais uma lição de preservação e vida. Retornamos para o hotel e nos arrumamos para voltar ao Recife. Nosso almoço ficou para Pesqueira, onde há o Bar do Papa, já na subida para Cimbres, onde fica o santuário da Graça. Comemos um carneiro assado delicioso e pegamos a estrada para Recife.

CvNA 15112008 014

A saudade bateu antes mesmo de sairmos de Buíque, tanto que já acertamos para refazer a trilha no inverno, período em que as chuvas proporcionarão um visual mais verde à vegetação, formadoras também de belas quedas d’água poe entre as pedras, além do clima mais ameno para quem desjar usufruir do Parque Nacional do Catimbau em sua plenitude.

CvNA 15112008 013

Valeu, e muito, NOMADE!!!